Conhecida pelos economistas como a “taxa mãe” do mercado financeiro, a Selic influencia diretamente em outros indexadores dos produtos financeiros, por isso é tão importante entender o que é Selic e sua relação com o mundo dos investimentos.
Confira o conteúdo abaixo que os especialistas da Praisce Capital prepararam e entenda tudo sobre o assunto.
Sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Representa a taxa básica dos juros no Brasil, definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) a cada 45 dias.
A Selic é utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação, representando o percentual de juros que será atrelado aos empréstimos realizados no país, registrando todas as operações relacionadas aos títulos públicos do Tesouro Nacional.
Quando os bancos querem determinar a taxa de juros para ofertar empréstimos para outros bancos eles utilizam a Taxa Selic Meta, determinada pelo Copom a cada 45 dias após a avaliação do cenário econômico e definem se a taxa irá aumentar ou diminuir.
Assim a taxa Selic possui o poder de controlar a inflação e consequentemente os preços dos produtos e serviços ofertados para a população. Desde os empréstimos e financiamentos feitos no banco ou através de investimentos no Tesouro Direto.
Logo, é possível concluir que a Selic acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA ), que mede a inflação no país, mudando conforme a sua variação. Quando isto ocorre estamos falando da Selic Meta.
Quando a Selic é aplicada no mercado, através de operações financeiras, estamos falando da Taxa Selic Over. Que se dá a partir das operações diárias de empréstimos feitas entre os bancos.
Sendo assim, os juros cobrados pelo empréstimo entre essas instituições financeiras se baseiam no valor da taxa Selic Meta, estabelecida pelo Banco Central e todos os valores praticados pelos bancos são calculados e sua média dá resultado à taxa Selic Over.
Por sua vez, os bancos devem possuir uma reserva como garantia pelo pagamento do crédito que solicitaram, e normalmente eles utilizam títulos do Tesouro Direto para tal reserva.
Por consequência das mudanças da Selic, todos os investidores acabam sendo afetados, isso ocorre basicamente pois ao diminuir a Taxa Selic o crédito fica mais acessível pois as taxas nos bancos estão mais baixas. Por outro lado, a inflação sobe a taxa os preços de produtos e serviços também tendem a sofrer um aumento.
Quando a Taxa Selic aumenta, os preços no mercado tendem a baixar ou ficar estáveis, para controlar a inflação, em contrapartida os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
Ao analisar a influência da Selic nos investimentos, os principais produtos financeiros que sofrem com a sua volatilidade são:
Se você deseja ter rendimentos maiores que a Taxa Selic é importante diversificar os investimentos de modo a evitar aqueles que sofrem com a mudança da Selic, citados acima.
Outra opção é buscar ativos que paguem mais de 100% do Certificado de Depósito Bancário (CDI), que somado a uma boa assessoria de investimentos pode proporcionar rendimentos maiores que a Taxa Selic atual.
Na Praisce Capital você encontra os melhores especialistas para te assessorar. Entre em contato.
Separamos mais conteúdo pra você: