Sem categoria

Dicionário do Investidor: 31 termos financeiros para você conhecer! 

20 de maio de 2022

Os termos do mercado financeiro podem assustar investidores iniciantes e até mesmo aqueles que já possuem alguma experiência no mercado. Então para te ajudar a entender todos os conceitos, preparamos uma lista com 31 expressões para você utilizar como dicionário na sua trajetória profissional. Confira.

  1. Renda fixa

São diferentes formas de investimentos cuja remuneração e prazos são predefinidas e disponíveis no momento da compra, podendo ser facilmente encontradas nas corretoras de investimentos.

  1. Renda variável

Ativos da renda variável são aqueles cujo retorno financeiro não podem ser dimensionados no momento da aplicação e podem variar positiva ou negativamente. 

  1. Ações 

Títulos negociados na bolsa que representam uma fração do capital social de uma empresa.

Isso significa que quem adquire um papel de uma companhia possui uma parte dela. Você torna-se sócio e assim, passa a ter a participação nos lucros (proporcional a sua participação). E dependendo da importância da sua participação, você pode inclusive participar das votações no conselho de administração. 

  1. Selic 

Sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Representa a taxa básica dos juros no Brasil, definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) a cada 45 dias.

A Selic tem a função de controlar a inflação, representando o percentual de juros que será atrelado aos empréstimos realizados no país, o que faz com que ela seja considerada pelos investidores como a “taxa mãe”.

  1. CDI   

CDI é a sigla de Certificado de Depósito Bancário, é um dos principais indexadores dos ativos disponíveis no mercado, como: fundos e previdências privadas. Na prática ele é utilizado para corrigir a rentabilidade dos ativos, e ela está sempre seguindo a taxa mãe, que é a taxa Selic, no entanto para regular as atividades entre as instituições financeiras privadas que realizam empréstimos de curto prazo entre si. 

  1. IPCA

Sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é o índice que mede a inflação no país, calculado com base em pesquisas de variação de preços no comércio mês a mês. 

  1. IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é responsável pelo monitoramento dos preços praticados na construção civil e no comércio varejista e atacado. O órgão responsável pelo cálculo realizado mensalmente é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo aplicado nos ajustes e correções dos preços dos aluguéis e contratos de serviços públicos. 

  1. Tesouro Direto

Criado e comandado pelo Governo Federal, o Tesouro Direto permite que os investidores negociem títulos públicos, ou seja, você empresta dinheiro para o governo e em troca ele fornece um título de crédito, sempre com um vencimento determinado. 

Ao investir no Tesouro Direto você concorda em receber aquele dinheiro no futuro somado à taxa indexada a ele, o IPCA ou a SELIC. A vantagem é que por ser uma instituição “estável” o Tesouro Direto é uma das opções mais seguras para os investidores pois o governo é obrigado por lei a pagar os títulos aos investidores.

  1. CDB

A sigla significa Certificado de Depósito Bancário, é uma opção de investimento semelhante ao Tesouro Direto, a diferença é que os títulos são emitidos por bancos privados. Portanto, ao investir em CDBs, você estará emprestando dinheiro aos bancos e ele concorda em devolver após determinado período com o acréscimo de juros, normalmente indexado ao CDI e garantido pelo FGC.

  1. RDB

Semelhante ao CDB, o Recibo de Depósito Bancário é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras como: bancos, corretoras e sociedades de crédito, no entanto mais incomum de ser encontrado no mercado.

A diferença está na liquidez do investimento, por um lado CDBs podem ser resgatados a qualquer momento antes do vencimento, por outro os RDBs não podem ser resgatados antes do prazo final. 

Outro ponto é que o Banco Central não permite que RDBs sejam negociadas ou transferidas, logo, são mais difíceis de serem encontradas em bancos tradicionais. 

  1. LCI e LCA

Siglas para Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), são também títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, porém são exclusivamente para captação de recursos para os setores Imobiliários e do Agronegócio. Todavia, ao investir em títulos de LCI e LCA você consequentemente estará investindo nos setores. 

Garantidos pelo FGC, os LCIs e LCAs também são considerados seguros, e possuem uma vantagem de serem isentos de Imposto de Renda, garantindo uma rentabilidade maior ao fim do período.  

  1. FGC

Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o mesmo responsável por proteger a poupança, assegura que o investidor receba o dinheiro investido mesmo que aconteça algo com a instituição financeira. 

  1. Rentabilidade

O termo financeiro significa o percentual de dinheiro que se pode ganhar em determinada aplicação. Normalmente calculada ao ano ela é feita com base no indexador, como o CDI. Neste caso se o fundo promete 120% do CDI de rentabilidade, será apurado o CDI no fim do prazo e multiplicado por 120%, para exemplificar com o CDI a 10%o calculo ficaria assim: 10% X 120% = 12% ao ano

  1. Liquidez

É a facilidade de resgatar o dinheiro investido ou de ter o dinheiro na conta assim que precisar. Quanto mais rápido você consegue o valor de volta, maior é a liquidez e menor tende a ser o risco do investimento.

É possível fazer o resgate no mercado secundário, em que algumas instituições permitem que o título seja negociado no mercado secundário, porém esta possibilidade pode trazer um ágio (lucro a mais) ou deságio (prejuízo) para quem vende antes do tempo.

  1. Risco

Termo financeiro que está ligado com a possibilidade de ter retorno baixo ou até mesmo perder dinheiro. Isso pode acontecer se a economia não vai bem, se existe alguma mudança na taxa de juros do mercado, se a empresa apresenta um resultado ruim para os acionistas, entre outros. E pode ser separado por tipos: 

  • Risco de mercado: crises sanitárias como a da Covid 19
  • Risco sistêmico: específico de um setor, como quando o petróleo está em baixa afetando o setor de aviação
  • Risco específico: falência de uma empresa
  1. Volatilidade

Também chamada de risco, a volatilidade representa a variação das cotações de determinados ativos disponíveis no mercado financeiro durante um período. Recalculada todos os dias, ela movimenta o investimento, no caso da poupança a volatilidade é mínima, enquanto ações têm uma volatilidade super alta.

Portanto, a volatilidade alta vira um risco se você precisa sacar o dinheiro num momento de baixa.

  1. Home broker

É o local na corretora de investimentos destinado a intermediar a negociação entre aquele que quer comprar ações e fundos imobiliários e as empresas que desejam vender. 

  1. Day trade

Expressão dada para a compra e venda de ações em um mesmo dia, com o intuito de obter ganhos rápidos na bolsa por meio de oscilações de curtíssimo prazo dos ativos.

  1. Swing Trade

São também operações compra e venda de ações de curto prazo, assim como o Day trade,  no entanto, essas operações podem durar de 1 dia a 30 dias, com intuito de obter retornos rápidos. 

  1. Carteira de ativos

Caracteriza-se pelo conjunto de aplicações financeiras que uma pessoa ou empresa possui, que deve ser adequada ao seu perfil de risco e objetivos financeiros. Quando uma carteira de ativos é diversificada, ela tende a diminuir perdas e obter uma boa rentabilidade. 

  1. Alíquota

Termo financeiro compreendido como o valor ou percentual baseado no cálculo de impostos, no mercado financeiro o termo se aplica ao Imposto de Renda que segue uma tabela regressiva que tende a ser menor quando o prazo do investimento é maior.  

  1. Amortização

Conhecida pelo ato de pagar uma dívida antecipadamente. Quando aplicada ao mercado financeiro, amortizar uma aplicação, há uma devolução da quantia investida junto com o pagamento dos seus rendimentos proporcionais. Isso ocorre normalmente no término do prazo do fundo ou venda.

  1. Come-cotas

É a antecipação do recolhimento do Imposto de Renda sobre os fundos de investimento. Ocorre a cada seis meses e incide sobre cotas dos fundos, realizadas no último dia de maio e no último dia de novembro.

  1. Commodities

É o termo financeiro que caracteriza os insumos “in natura”, ou seja, matérias-primas que podem passar por algum processo industrial para aumentar sua duração. Tais como: soja, trigo e petróleo.

  1. Taxa de Custódia

É a taxa repassada pela corretora aos investidores para que a Bolsa Brasileira (B3) guarde e proteja os direitos sobre os títulos em nome de quem investiu, assim o dinheiro fica custodiado pela B3. 

  1. Benchmark 

No mundo dos termos financeiros, Benchmark é a prática utilizada pelos fundos de investimentos para definir uma meta de performance, com base na inflação, por exemplo. 

  1. Alavancagem

Bastante utilizado na renda variável, a alavancagem é um recurso muito utilizado para fazer investimentos com valores maiores, em grupo. Através de contratos e mini-contratos.

  1. Lastro

É a reserva financeira das instituições onde são feitos os investimentos e aplicações. Os órgãos reguladores exigem que a instituição financeira tenha em caixa o valor, ou parte, do que for investido nos títulos e fundos.

  1. CETIP

Sigla para Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos. A CETIP é uma organização de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.

  1. Marcação a mercado

O termo financeiro é dado quando um preço é atualizado para o valor mais recente do mercado. Dessa forma o valor desses títulos muda a cada instante e dizemos que os ativos são marcados no mercado, já que oscilam de valor a todo momento.

  1. Perfil investidor

É validado através de um questionário, disponível nos próprios bancos e corretoras e analisa algumas informações como: tolerância aos riscos de investimentos, renda e objetivos.

O resultado determina quais aplicações são ideais para cada perfil investidor. São 4 os perfis de investidor os quais você pode se enquadrar: iniciante, conservador, moderado ou agressivo. 

Agora que você já sabe tudo sobre os termos do mercado financeiro, que tal começar a ter rendimentos de verdade com seus investimentos? 

Na Praisce Capital você encontra especialistas para te ajudar. Entre em contato.

Separamos mais conteúdo pra você: