Sem categoria

O que é inflação e qual o impacto dela nos Investimentos?

20 de maio de 2022

Se você quer entender mais a respeito do cenário econômico do país é preciso saber o que é inflação e como ela afeta as decisões dos investidores ao alocar seus investimentos. 

Para sanar suas dúvidas e auxiliar você a entender melhor sobre o assunto, preparamos o presente artigo com orientações valiosas de nossos especialistas. Confira! 

Afinal, o que é inflação? 

Se você está acompanhando o aumento dos preços dos produtos no supermercado, então está acompanhando a alta da inflação. Ela é composta pela elevação do valor dos produtos e na diminuição do poder de compra da população. 

É notável que atualmente o dinheiro vale menos que em comparação há alguns anos, basta comparar o preço de itens de necessidade básica, como os de alimentação e higiene, de 5 anos atrás e os de agora, evidentemente a moeda perdeu seu valor de compra gradativamente ao longo do tempo.

Inflação X Economia

Ao analisar os investimentos, assim como os salários, eles sofrem com o sobe e desce de preços medida pela inflação. Por influenciar no poder de compra em um longo período e tornar o crédito mais caro, a inflação reflete até mesmo na dívida pública do país e no PIB, haja vista que o investimento no crescimento das empresas e busca por produtos é um dos fatores que compõem o indicador.

Isso se explica o fato das famílias que vivem com um salário mínimo passarem a consumir menos, já que seus ganhos não acompanham o aumento dos preços e são insuficientes para manter seu custo de vida como antes.

Ao notarem a redução do consumo de bens e serviços, com a alta da inflação, as empresas passam a ter uma perspectiva de vendas e faturamento menor do que em períodos anteriores de inflação baixa. 

Assim, os investidores passam a investir menos nessas empresas, ou até mesmo a retirar seus investimentos, visto que o retorno será inferior ao esperado, ou até negativo, de modo a afetar o crescimento da economia como um todo. 

Principais índices que medem a inflação: 

Para compreender de fato o que é inflação e acompanhar sua oscilação no mercado financeiro, é preciso estar atento aos dois índices:

IPCA

Sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o índice que mede a alteração do custo de vida no país, calculado com base em pesquisas de variação de preços no comércio mês a mês pelo IBGE, que considera a renda de famílias que ganham até 40 salários mínimos. 

Utilizado pelo governo e pelo Banco Central, a fim de avaliar se a meta de inflação no país está sendo cumprida.  

IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado é responsável pelo monitoramento dos preços praticados na construção civil e no comércio varejista e atacado. O órgão responsável pelo cálculo realizado mensalmente é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo aplicado nos ajustes e correções dos preços dos aluguéis e contratos de serviços públicos. 

O impacto da inflação nos investimentos

Ao se deparar com um contexto de inflação acima dos rendimentos do investidor, consequentemente haverá menos compras de ativos por priorizar a manutenção do padrão de vida, seja um grande investidor ou para aqueles que poupam ocasionalmente.

Além do mais, se os seus ativos rendem menos que a inflação você está perdendo o poder de compra, é o que ocorre com a poupança, que a muito tempo não acompanha a inflação. Por exemplo: suponhamos que hoje você tem um dinheiro aplicado que daria para comprar 100 canetas, você aplica na poupança e dobra o valor aplicado, mas o preço das canetas subiu mais ainda, e agora você compra 95 canetas. Isso é inflação.

Outras consequências podem ser identificadas nos investimentos por decorrência da inflação, tais como: 

Impostos

Espera-se que os ativos indexados à inflação protejam o patrimônio investido da alta dos preços, no entanto, é preciso analisar cada investimento para entender se o rendimento será realmente maior que a inflação.

Isso se deve ao fato de que ao final do prazo daquele produto de investimento será aplicado um imposto sobre o rendimento que precisa ser analisado antes de definir se aquele rendimento será ou não maior que a inflação.

Títulos públicos

O Tesouro Direto, título público que possui ativos atrelados ao IPCA, costumam ser ótimas opções para quem é mais conservador nos investimentos e não quer perder para a inflação. É fundamental analisar sempre sua liquidez e riscos para não acabar com menos rendimento que o esperado.

Taxa de juros

A taxa Selic, representa a taxa básica de juros e é responsável pelo controle da inflação, e o percentual de juros que será atrelado aos empréstimos realizados no país. Contudo, os investimentos atrelados a ela, como o Tesouro Selic, também são impactados com a movimentação da inflação. 

Quer saber mais a respeito do mercado financeiro? Confira o conteúdo. 

O que é: RDB, CDB, CDI e Selic? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais. 

Separamos mais conteúdo pra você: