Jornalística

Prisce Capital promove palestra online em prol da campanha Setembro Amarelo

25 de setembro de 2020

palestra sobre setembro amarelo promovida pela praisce capital

Por ocasião do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Praisce Capital promoveu nesta sexta-feira, 25 de setembro, uma palestra online com Beatriz Muniz, voluntária do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Curitiba.

O Dia Mundial da Prevenção de Suicídio (10 de setembro), foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) justamente para chamar a atenção à esta realidade.
No Brasil, o dia virou mês: o Setembro Amarelo – iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria e várias outras instituições médicas.

participantes da palestra online sobre setembro amarelo

Beatriz Muniz, esclareceu algumas dúvidas e fez alguns alertas sobre o suicídio na tentativa de poder auxiliar quem precisa e não sabe como ou onde procurar ajuda. “As pessoas que pensam ou cometem suicídio não querem morrer, querem matar a dor o sofrimento que está insuportável e que parece não ter fim.”.

Todos os dias, segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam e 15% da população já pensou em tirar a própria vida – sendo que 75% desse grupo nunca buscou ajuda especializada.
O suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos segundo a OMS. No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. As pesquisas mostram ainda que 9 a cada 19 pessoas que se matam tinham algum transtorno psiquiátrico.

Beatriz diz também que sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a problemática do suicídio e sobre as formas de prevenção é fundamental. “Falar de forma clara muda o cenário para quem precisa de ajuda. Se colocar disponível e acolher é essencial. O acolhimento é essa escuta ativa, é permitir que a pessoas fale sobre suas dores mesmo que seja uma fala confusa.”.

O CVV lançou uma série de vídeos para alertar sobre o tema. Com eles todas as pessoas podem identificar sinais, pedir e oferecer ajuda. Esses vídeos estão disponíveis no site cvv.org.br

Se precisa de ajuda, ligue 188
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende pelo telefone 188 e a ligação é gratuita.
O serviço do CVV não possui vínculo religioso ou político e é mantido pelos próprios voluntários através de contribuições e ações que desenvolvem na busca de recursos.

Separamos mais conteúdo pra você: