Fernanda Alves, sócia da Praisce fala sobre planejamento financeiro
25 de janeiro de 2021
25 de janeiro de 2021
No início do ano, é hora de ajustar as contas e buscar oportunidades. Você sabe por onde começar? Se for optar pelo mercado de investimentos, o primeiro passo é descobrir seu perfil e aproveitar as oportunidades de 2021, mesmo com as incertezas do mercado.
Se 2020 foi o ano em que todos forçadamente tiveram que ficar em casa para, além de trabalhar, refletir; neste ano o processo continuará para o autoconhecimento como forma de sustentar e superar desafios que se apresentam. E se estiver pensando que o tema dessa matéria envolve autoajuda, espere um momento até descobrir que estamos falando do mercado financeiro e como buscar rentabilidade em meio às incertezas do tempo atual.
Embora o mercado de renda variável possa parecer atrativo e lucrativo, não significa que é a melhor opção para todo mundo, conforme alerta a planejadora financeira CFP (Certified Financial Planner) e sócia da Praisce Capital, Fernanda Alves. Afinal, no universo dos investimentos, tudo se baseia muito no perfil de cada indivíduo e quem não está na pegada de vivenciar o risco, deve evitar-lo. Isso porque a renda variável envolve a aceitação de uma certa volatilidade e até a condição de passar por meses negativos. “Esse é um desconforto muito grande para os investidores que não conseguem lidar com um ambiente inconstante e instável. Então, a dica é: em vez de olhar somente para fora, que o investidor se conheça melhor para definir seus próprios passos”, destaca Fernanda.
Na avaliação da planejadora financeira, quando questionamos qual é o melhor investimento, sempre é importante fazer a ressalva do perfil. “Ainda mais quando estamos vivendo em um período com a taxa de juros em torno de 2% e a inflação em aproximadamente 4%, estamos falando de taxas de juros reais negativas. Isso significa que quem opta por deixar dinheiro em renda fixa com liquidez, perde 2% ao ano para a inflação”, comenta.
Para ter acesso ao conteúdo integral da matéria, acesse Revista Ampla 60.
Separamos mais conteúdo pra você: