Jornalística

Dia do Esportista: Qual a semelhança entre esporte e investimento?

19 de fevereiro de 2021

ciclista praticando o esporte

A data de hoje se propõe, principalmente, a incentivar e homenagear a prática do esporte como ferramenta de desenvolvimento para uma vida mais saudável.

Pensando em despertar uma motivação extra para você começar a praticar aquele esporte que tanto queria, ou para despertar o seu interesse por uma atividade nova, conversamos com Felipe Werka, assessor e sócio
aqui na Praisce Capital.

Com 32 anos, Werka dedicou a maioria deles ao esporte. “Desde pequeno gostei de atividades físicas diferentes e fui muito incentivado pelo meu pai, que apesar de não ser esportista, me deixou experimentar várias modalidades”.

Ainda na infância, o triathlon surgiu em meio as aulas de natação, do surfe e de velejadas em Paranaguá, mas foi apenas depois de formado que se reencantou por esse esporte.
“Nunca parei de treinar e de surfar e quando voltei para o triathlon, vi um amigo fazendo a prova do Ironman e me motivei! Foi durante a preparação para essa prova que me apaixonei novamente pelo esporte, principalmente os de longa duração. O Ironman é uma prova que varia de 8 à 14 horas e compreende 3.860 metros de natação, 180.25 k de ciclismo e 42.2 k de corrida”.

Muito movido a desafios, Felipe procurou uma assessoria esportiva para estar melhor preparado e o que imaginava treinar em um ano, finalizou em dois. “Busquei ajuda de uma assessoria por saber a importância de alguém que realmente entende do assunto para me guiar até o meu objetivo. No primeiro ano, meu treinador sabiamente me impediu de fazer a prova completa, mas no segundo ano, em 2019, finalizei o percurso em 10h47!”.

Além de condicionamento físico, Werka também destaca outros pontos de melhoria com a prática esportiva: “O primeiro ponto é que o esporte é uma grande válvula de escape de ansiedade e estresse, porque revigora de um jeito inexplicável! Também aprendi no esporte e levo para a minha vida a importância do foco, ainda mais em esportes de longa duração. É essencial ter foco no objetivo final, mas em provas tão extensas, criar objetivos intermediários faz toda a diferença para o resultado.
Foco e disciplina vêm atrelados e vejo muito isso aqui na Praisce quando falamos sobre pensar a longo prazo. No esporte, pensar a longo prazo é começar com 5km para daqui um ano correr uma maratona, começar nadando 1.000 metros para nadar 3.860 no Ironman: são pequenos passos de curtíssimo prazo no dia de hoje, para com foco e disciplina chegar no objetivo maior lá na frente.”

Assim como nos investimentos, no esporte também é preciso planejar, traçar objetivos e vencer alguns medos para atingir resultados e sonhos. “Começar a prática é sempre difícil porque o nosso corpo está programado para se manter confortável, mas mesmo sendo difícil, os benefícios compensam muito! Começar é sempre mais trabalhoso do que manter”.


E você, está se planejando? O que falta para você começar hoje a se dedicar a um esporte e aos seus benefícios?

Separamos mais conteúdo pra você: