Minuto Mercado Financeiro

O Custo Emocional dos investimentos

03 de agosto de 2022



A coluna Minuto Mercado Financeiro é assinada por nossos sócios e assessores Heric Girardello e Ana Paulin.
Os conteúdos ora submetidos na coluna Minuto Mercado Financeiro são de responsabilidade dos seus autores.


Sempre que nasce um investidor, nasce um questionário de perfil de investidor que necessariamente precisa ser preenchido antes de qualquer aplicação acontecer. Com esse breve questionário, é descoberto se ele enquadra no grupo conhecido como Conservadores, no de Moderados, ou até no grupo dos bravos guerreiros investidores Agressivos. O problema é que esses 3 grupos tendem a ser muito generalistas e não representam o verdadeiro perfil do dono daquele dinheiro, pois só iremos descobrir de verdade em alguma crise do mercado financeiro, como é o caso que estamos vivendo nesse momento.

Existem inúmeros artigos espalhados pela grande teia mundial que explicam, debatem e buscam entender o cenário, causas da crise, possíveis resultados e etc. Não é o caso dessa nossa humilde coluna mensal, pois o que queremos levantar aqui são questionamentos sobre a importância de entender sua relação com o dinheiro e o quais os possíveis impactos financeiros, diretos ou indiretos, causados por influência das emoções e do não entendimento de seu próprio perfil. Com exceção de pouquíssimas pessoas no mundo, conquistar patrimônio financeiro é algo MUITO, MUITO trabalhoso, sendo um processo que exige muitas horas de sono, de lazer, de fins de semana e com a família renunciados. Então ter a sensação de que aquele recurso tão duramente batalhado pode se deteriorar e não servir a seu propósito, é algo que definitivamente terá um impacto emocional.

OK! E como eu descubro meu verdadeiro perfil?

A “pergunta de um milhão” é: como VOCÊ se sente em relação ao momento em que estamos vivendo? Está confortável com as flutuações ou só de pensar no assunto sente calafrios? Analisando perguntas como essas é que conhecemos nosso verdadeiro perfil de investidor. Sugerimos que você crie alguma forma de registrar suas sensações para que futuramente possa consultar e lembrar de suas reações e ideias. Se mesmo que parte significativa do seu portfólio esteja rentabilizando bem, aquela pequena parte destinada à renda variável ou ativos internacionais que estão passando por um cenário mais desafiador estão te tirando o sono? Saiba que não existe nada de errado em você sentir insegurança, o problema é deixar essa insegurança crescer de forma a te trazer desconforto real.

Ao refletir profundamente sobre sua carteira, buscar entender os ativos que a compõem, caso seus questionamentos e ideias despertem curiosidade sobre como as coisas acontecem, sobre previsões de cenário, ciclos econômicos e a relação entre acontecimentos, parabéns, você está percorrendo o caminho evolutivo do investidor. Quanto mais profundas e detalhadas as questões e entendimento, maior o nível de sofisticação do investidor e da carteira. Outro momento importante para monitorarmos é quando tudo vai muito bem e a rentabilidade surpreendente. O que você pensa nesses momentos, dá a mesma atenção que falamos anteriormente? Se mantem vigilante ou abandona o assunto? Analisa alternativas na carteira ou em time que está ganhando não se mexe?

Assim como tudo na vida, somente o tempo e a experiência ensinam. O Antonio Marmo Jr., fundador da Praisce, costuma dizer que na realidade todos somos conservadores, afinal ninguém quer perder dinheiro. A principal diferença é que segundo a opinião dele, os perfis deveriam ser divididos em Iniciante, Intermediário e Experiente. Absolutamente todo investidor já teve seu emocional afetado por algum investimento que deu errado, ou que estava em algum momento ruim. A natureza do ser humano é de curto prazo, buscamos sempre o máximo de retorno com o menor esforço ou sem nenhum tipo de desconforto. Quando temos a oportunidade de vivenciar o mercado, passamos a entender que o desconforto é parte integrante do processo. Se a sua estratégia está bem montada e essa parte do desconforto ocorre na porção do seu portfólio destinada ao futuro, a vida fica mais fácil e o desconforto desaparece.  

Uma coisa queremos deixar claro, TODOS os perfis de investidor podem e conseguem ganhar dinheiro no mercado financeiro. O mais importante de tudo é alinhar a sua estratégia com suas expectativas e PRINCIPALMENTE não ficar mudando de estratégia o tempo todo, pois muito movimento de ativos causa mais prejuízos do que lucros, pois a cada resgate paga-se imposto de renda e perdemos também o poder exponencial dos juros compostos. Então gaste muito mais tempo de estudo criando a estratégia, e sendo fiel aquilo que você definiu.

Enfim, para que a coluna não saia do seu propósito de “minuto” Mercado Financeiro e não fique longa demais, o nosso principal objetivo aqui é chamar a atenção para duas coisas:

  1. É preciso entender o objetivo de cada um dos ativos da sua carteira de investimentos, pois cada um deles precisa ter muito bem definido qual o horizonte dele, ou seja, qual o tempo mínimo que devemos esperar para considerarmos uma boa ou má escolha. Importante demais entender isso, porque existem muitos ativos, como renda variável, que possuem grande volatilidade, causando grandes movimentos tanto para baixo quanto para cima, e quando se olha períodos maiores, a tendência sempre é ser mais para cima do que para baixo.
  2. Sempre que estiver se sentindo apreensivo com seus investimentos, sem entender o que está acontecendo, fale com seu Assessor de Investimentos, pois é o profissional certo para te orientar quanto às escolhas e ajudar a não tomar decisões baseadas em emoções.

Para finalizar essa coluna percebemos que o formato original, focado em apenas trazer os acontecimentos do mercado, era muito chato e que não trazia nada que não estivesse ao alcance de uma busca simples no Google, então mudamos para esse formato mais autoral e de opinião onde buscamos trazer algo mais interessante e relevante. De qualquer forma, não podemos ignorar nossas raízes e estamos inaugurando abaixo nosso “Quadro de Indicadores”, onde você pode saber numa rápida olhada como estão os indicadores mais relevantes do mercado financeiro. Sabemos que tudo evolui e buscamos sempre melhorar, inclusive aceitamos criticas e sugestões, basta mandar email para heric.girardello@praisce.com.br e ana.paulin@praisce.com.br que ficaremos honrados com sua participação.

JUL-22202212 meses5 anos
SELIC13,25%
CDI0,99%6,49%9,76%34,03%
IPCA0,09%5,58%11,94%33,70%
Ibovespa4,69%-1,58%-17,91%63,03%
Dólar-0,95%-8,53%3,65%57,15%
S&P 5009,11%-13,34%-3,89%70,43%
Nasdaq12,35%-3,86%-14,57%101,79%
Eurostoxx7,33%-13,73%-8,76%7,73%
China (SSEC)-4,27%-10,62%-9,41%1,90%
Minuto Mercado Financeiro

Separamos mais conteúdo pra você: